contador


Contador de visitas
compteur gratuit
Contador de visitas

Estudo sobre Abominação

ESTUDO SOBRE ABOMINAÇÃO
Por rosh Mosheh Ben Shalom
        A melhor forma de se agradar alguém é sem dúvida nenhuma conhecer de antemão seu gosto, suas preferências, o que lhe é realmente importante. Com o Eterno nosso Criador não é diferente. Como poderemos servi-lo se não o conhecemos suficiente?  Como prestar-lhe uma verdadeira adoração se não estamos cientes de como fazer e quando fazer? Visando estas perguntas, sentir impelido (pela Ruach (Espírito)) de escrever sobre o que Hashem não aprova ou abomina de acordo com as próprias Escrituras. Este estudo é uma síntese de todas as passagens bíblicas em que aparecem os termos abominação, abomináveis e abominações, salvo é claro as repetições.
         Para realmente agradarmos ao Eterno é imprescindível descobrir o que Hashem não quer, só assim saberemos dar ao altíssimo o seu devido Louvor!
        As palavras ABOMINAÇÃO, ABOMINAÇÕES, ABOMINÁVEIS devem ser primeiro estudadas no contexto de suas raízes antigas no hebraico. Estas palavras são conotações importantíssimas para se atingir o âmago do estudo proposto pelo autor.
 - TOEBAH - Por exemplo, tem a conotação de: Alguma coisa odiosa (moralmente). Como substantivo Toebah é especialmente uma idolatria. Como concreto; Um ídolo. O radical hebraico de TOEBAH é TOAH  que se traduz por: Engano moral, erro, confusão, desviar de intento. Esta palavra identifica primeiramente no contexto da Lei (Torah). Toebah, propriamente dito, identifica os alimentos impuros (Devarim (Dt) 14:3): “Nenhuma coisa (Toebah) abominável comereis”; Toebah relaciona-se com a prática de um idólatra (IS41:24): Eis que vindes do nada, e a vossa obra do que nada é; abominação (Toebah) é quem vos escolhe”
 - SHAQATZ  שׁ ק ץ - Significa estar sujo, detestar, poluir. A palavra é utilizada para descrever a atitude que os Israelitas deveriam ter para com uma imagem de escultura (Devarim (Dt) 7:26): “Não meterás, pois, uma abominação (Shaqatz) em tua casa, para que não sejas anátema, semelhante a ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, pois é anátema”. Está relacionado também com certos alimentos não Kosher (Vaikrá (Lv) 11:12): “Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós (Shaqatz) abominável”.  Aparece também como SHEQETZ (LV 11:20,23,41,42).
- SHIQÛTZ שׁ ק ץ  = Termo que conota algo detestável, repulsivo ou imundo. A palavra identifica um objeto que é repulguinante ou blasfemo. Palavra usada para imundície (Naum 3:6): “Lançarei sobre ti imundícias e te tratarei com desprezo, e te porei como espetáculo”; Também comida proibida (ZC 9:7): “E da sua boca tirarei o sangue, e dentre os seus dentes as abominações ; Também é sinônimo para idolatria (JR 9:7): “Porque os filhos de Yehudá (Judá) fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o YHWH; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo MEU NOME, para a contaminarem”
 - SHANE   = Aborrecimento, algo que o Eterno aborrece ou vice e versa. Em sua raiz primitiva representa odiar. Este termo aparece em Shemot (Ex) 20:5:  “Não te encurvarás diante delas (das imagens), nem as servirás; porque eu, o YHWH teu Elohim, sou Elohim zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me (SHANE) odeiam”. Repare como odiar o Eterno esta intrinsecamente ligada à idolatria.  Elohim também odeia os serviços religiosos realizados com falsidade ((Am 5:21): “Aborreço, desprezo as vossas festas, e não me deleito nas vossas assembléias solenes”
        Agora que você já tem uma noção das palavras que conotam algo abominável perante o Eterno, irei relacionar resumidamente as principais atitudes do ser humano das quais Hashem abomina. Todos que procuram agradar ao Altíssimo devem se preocupar com os pormenores a seguir. É mais do que obvio que para descobrir o que se deve fazer é necessário entender primeiro o que não deve ser feito!
                                                                                               
 - ABOMINAÇÃO SE TRATANDO DA SANTIDADE DOS SACRIFÍCIOS: 
LV 7:18 -  Se alguma parte da carne do sacrifício da sua oferta pacífica se comer ao terceiro dia, aquele sacrifício não será aceito, nem será imputado àquele que o tiver oferecido; coisa abominável será, e quem dela comer levará a sua iniqüidade”

 - ABOMINAÇÃO SE TRATANDO DA HOMOSSEXUALIDADE:
LV 7: 21,22  - “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação”
LV 20:13 – Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles”
DT 22:5 – Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao YHWH teu Elohim”

 - AS PRÁTICAS EGÍPICIAS E CANANITAS DETESTÁVEIS PROIBIDAS PARA ISRAEL:
LV 18:6 Nenhum de vós se chegará (sexualmente) àquela que lhe é próxima por sangue (parenta), para descobrir a sua nudez. Eu sou o YHWH.
7 Não descobrirás a nudez de teu pai (Ter relações sexuais), nem tampouco a de tua mãe; ela é tua mãe, não descobrirás a sua nudez (não praticar sexo com a mãe. Prática cananita).
8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai (madrasta); é nudez de teu pai.
9 A nudez de tua irmã por parte de pai ou por parte de mãe, quer nascida em casa ou fora de casa, não a descobrirás.
10 Nem tampouco descobrirás a nudez da filha de teu filho (neta), ou da filha de tua filha; porque é tua nudez.
11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai, a qual é tua irmã, não a descobrirás.
12 Não descobrirás a nudez da irmã de teu pai (tia); ela é parenta chegada de teu pai.
13 Não descobrirás a nudez da irmã de tua mãe (tia), pois ela é parenta chegada de tua mãe.
14 Não descobrirás a nudez do irmão de teu pai; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.
15 Não descobrirás a nudez de tua nora;ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.
16 Não descobrirás a nudez da mulher de teu irmão (cunhada); é a nudez de teu irmão.
17 Não descobrirás a nudez duma mulher e de sua filha. Não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha (neta) para descobrir a sua nudez; são parentas chegadas; é maldade.
18 E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, durante a vida desta, para tornar-lha rival, descobrindo a sua nudez ao lado da outra.
19 Também não te chegarás a mulher enquanto for impura em virtude da sua imundícia (período menstrual), para lhe descobrir a nudez.
20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo (adultério), contaminando-te com ela.
21 Não oferecerás a Moloque nenhum dos teus filhos, fazendo-o passar pelo fogo; nem profanarás o nome de teu Elohim. Eu sou o YHWH.
22 Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.
23 Nem te deitarás com animal algum, contaminando-te com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.
24 Não vos contamineis com nenhuma dessas coisas, porque com todas elas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós;
25 e, porquanto a terra está contaminada, eu visito sobre ela a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus habitantes.
26 Vós, pois, guardareis os meus estatutos e os meus preceitos, e nenhuma dessas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós
27 (porque todas essas abominações cometeram os homens da terra, que nela estavam antes de vós, e a terra ficou contaminada)...
29 Pois qualquer que cometer alguma dessas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão extirpados do seu povo”
RESUMO: É DESPREZÍVEL E ABOMINÁVEL OS QUE:
Fazem sexo com parentes, tais quais: Mãe, pai, irmão ou irmã por parte de pai ou mãe, neto, neta, tio, tia, sobrinho, sobrinha, sogra, sogro, mulher do tio ou homem da tia, cunhada ou cunhado. Também abomináveis são aqueles que têm relações com mãe e filha ao mesmo tempo, os que adulteram, os que fazem sexo com sua mulher no seu período menstrual, as práticas homossexuais e os que usam de animais para essas práticas. 

 - SOBRE ALIMENTOS KOSHER (LIMPOS):
LV  11:12 – Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominável.
20 Todos os insetos alados que andam sobre quatro pés, serão para vós uma abominação.
23 Mas todos os outros insetos com asas que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.
41 Também todo animal que rasteja e que se move sobre a terra será abominação; não se comerá”
Dt 14:3 –Nenhuma coisa abominável comereis”

 - IDOLATRIA:
IS 66:17 – Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, os que comem da carne de porco, e da abominação, e do rato, esses todos serão consumidos, diz o YHWH”
Dt 7:25 – As imagens esculpidas queimarás a fogo; não cobiçarás a prata nem o ouro que estão sobre elas, nem deles te apropriarás, para que não te enlaces neles; pois são abominação ao YHWH teu Elohim. 26 Não colocarás, pois, uma abominação (ídolo/idolatria) em tua casa, para que não sejas anátema, semelhante a ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, pois é anátema”
Dt 12:31 –Não farás assim para com o YHWH teu Elohim; porque tudo o que é abominável ao YHWH, e que ele detesta, fizeram elas para com os seusídolos; pois até seus filhos e suas filhas queimam no fogo a eles. 32 Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”
IS 44:4.6  -  Todavia eu vos enviei persistentemente todos os meus servos, os profetas, para vos dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio! Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros Elohais”
EZ 8:5 – Então me disse: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. Levantei, pois, os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem do ciúme na entrada.
6 E ele me disse: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? as grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário...10 Entrei, pois, e olhei: E eis que toda a forma de répteis, e de animais abomináveis, e todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor. 11 E setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jaazanias, filho de Safã, no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia o odor de uma nuvem de incenso....13 Também me disse: Verás ainda maiores abominações que eles fazem. 14 Depois me levou à entrada da porta da casa do YHWH, que olha para o norte; e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz. 15 Então me disse: Viste, filho do homem? Verás ainda maiores abominações do que estas.
16 E levou-me para o átrio interior do templo do Eterno YHWH; e eis que estavam à entrada do templo do Eterno, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens (homenagem ao dia 25 nascimento do deus solar Tamuz), de costas para o templo do Eterno, e com os rostos para o oriente; e assim, virados para o oriente, adoravam o sol.
17 Então me disse: Viste, filho do homem? Acaso é isto coisa leviana para a casa de Judá, o fazerem eles as abominações que fazem aqui? pois, havendo enchido a terra de violência, tornam a provocar-me à ira; e ei-los a chegar o ramo (Tamuz/broto/ramo) ao seu nariz”

- AS ABOMINAÇÃO DESOLADORA:
DANIEL 7:31  - “E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora”

        Este versículo merece uma nota especial. O que será uma abominação desoladora? A expressão usada para abominação é SHIQÛTZ  שׁ ק ץ que conota algo extremamente detestável moralmente de acordo com a Lei (Torah). Esta palavra é sinônimo para ídolo ou idolatria. Se você caro leitor vivesse no tempo dos hebreus e um hebreu zeloso da Torah tivesse avistado um ídolo na casa de alguém certamente você o ouviria dizer: “Naquela casa há uma abominação (Shiqûtz)” em lugar de: “Naquela casa há um ídolo”. Então entenda que abominação no contexto de Daniel é um ídolo. Já a expressão para desoladora usado no livro do “homem mui amado” foi: 
SHAMEM =   ש מ ם   atordoar, fazer ficar pasmado, assolar, devastar. O que se entende até aqui é que a abominação desoladora que profanaria o Templo e que tiraria o contínuo sacrifício é sem sombra de dúvidas uma imagem de um ídolo da desolação introduzido na casa do Eterno e todo o sistema de culto interrompido sob imposição. Todos sabem que esta profanação veio por parte de Antíoco Epifânio IV um precursor do Anti-Shem (“Anti-Cristo”). Anti-Shem é um iníquo que se coloca em oposição total ao Nome (Shem) e ao povo Shemita (descendentes de Sem, os judeus) só lembrando que judeu em hebraico é escrito com o Tetragrama + dálet, por isso se diz: “O povo que se chamam pelo Meu Nome (Shem)”
           O anti-Shem detesta o povo judeu e a Torah a qualquer custo. Antíoco como uma pequena amostra do Anti-Shem, derramou toda sua fúria contra o povo eleito, profanando a Beit Hamikidash (Templo) colocando a abominação desoladora (seu ídolo) dentro do lugar santo. Mas qual é o nome da abominação desoladora que Antíoco pôs no templo?
Em 2ª Macabeus 6:7 temos um relato de qual era a divindade principal de Antíoco:
“E no dia do aniversário do rei, todos os meses, eles (os judeus) eram trazidos amargamente a força para comerem dos sacrifícios. E quando o jejum de Baco era observado, os judeus eram forçados a seguirem em procissão a Baco, carregando hera”
Veja que Antíoco Epifânio era adorador de Baco (o deus do carnaval). Esta divindade é análoga a Dionísio (um deus representado algumas vezes morto na cruz). Baco era o filho de Zeus (Deus). Seu culto baseava no crescente lunar e como Dinísio, fora morto pendurado na cruz de forma muito idêntica a que conhecemos.

A intenção de Antíoco:
“Ele estendeu sua mão direita em direção ao templo e fez um juramento desta maneira: Se não me entregardes Judas Macabeus como prisioneiro, eu tombarei o Templo de Elohim ao chão, e quebrarei o altar, e erguerei um Templo notável a Baco” 2ª Macabeus14:28
Veja que a abominação desoladora consistia em uma adoração a Baco o filho de Zeus. Não será diferente quando o tempo do Anti-Shem (o iníquo) se manifestar. Ele se levantará contra tudo o que se chama Elohim, contra o povo de Elohim e contra a Torah. Promoverá uma terrível profanação no Templo, que com certeza estará de pé.
Este assunto é tão importante que quase é um assunto aparte salvo  se não fosse o estudo do termo ABOMINAÇÃO. Voltemos a estudar tudo o que Elohim abomina! 

- A ABOMINAÇÃO SOBRE O ARTESÃO IDÓLATRA:
DT 27:15 – Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao YHWH, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido”

 - SOBRE A QUALIDADE DOS SACRIFÍCIOS:
Dt 17:1 – Ao YHWH teu Elohim não sacrificarás boi ou ovelha em que haja defeito ou qualquer deformidade; pois isso é abominação ao senhor teu Elohim.
 
 - SOBRE PRÁTICAS DE BRUXARIAS E ENCANTAMENTOS:
Dt 18:9 – Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. 10 Não se achará no meio de ti adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro (benzedor), nem feiticeiro (pai ou mãe de “santo”), nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem bruxo, nem quem consulte os mortos (espíritas); 12 pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao YHWH, e é por causa destas abominações que o YHWH teu  Elohim os lança fora de diante de ti . 13 Perfeito serás para com o YHWH teu Elohim. 14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o YHWH teu Elohim não te permitiu tal coisa”

- SOBRE O DIVÓRCIO:
DT 24:1 – Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa (indecente sexualmente), far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. 2 Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem, e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer;
4 então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Eterno. Não farás pecar a terra que o YHWH teu Elohim te dá por herança”
RESUMINDO: Se algum homem por algum motivo de caráter sexual repudiar sua mulher e esta vier a se casar novamente e o atual marido também a repudiar. O primeiro marido jamais poderá tomá-la novamente como esposa, mesmo que o derradeiro marido tenha morrido jamais o primeiro poderá tê-la de volta. Exceto se a mesma nunca tenha se relacionado com outra pessoa. 

- SOBRE A HONESTIDADE:
DT 25:13-15 – Não terás na tua bolsa pesos diferentes, um grande e um pequeno. Não terás na tua casa duas efas, uma grande e uma pequena. Terás peso inteiro e justo; terás efa inteira e justa; para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Porque é abominável ao YHWH teu  Elohim todo aquele que faz tais coisas, todo aquele que pratica a injustiça”
PV 11:1 – A balança enganosa é abominação para o Eterno; mas o peso justo é o seu prazer”

 - SOBRE O PERVERSO:
PV 3:32 – Porque o perverso é abominação para o Eterno, mas com os retos está o seu segredo”
PV 15:8,9 – O sacrifício dos ímpios é abominável ao YHWH; mas a oração dos retos lhe é agradável. O caminho do ímpio é abominável ao YHWH; mas ele ama ao que segue a justiça”
PV 21:27 – O sacrifício dos ímpios é abominação; quanto mais oferecendo-o com intenção maligna”
PV 16:5 – Todo homem arrogante é abominação ao Eterno; certamente não ficará impune”
- AS SETE ABOMINAÇÕES:
PV 6:16-18  - Há seis coisas que o Eterno detesta; sim, há sete que ele abomina: (1º) Olhos altivos, (2º) língua mentirosa, (3º) mãos que derramam sangue inocente; (4º) coração que maquina projetos iníquos, (5º) pés que se apressam a correr para o mal; (6º) testemunha falsa que profere mentiras, (7º) e o que semeia contendas entre irmãos”

- AOS QUE REJEITAM A TORAH:
PV 28:9 -  O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável”
- SOBRE  O ADULTÉRIO:
EZ 22:11 – Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina abominavelmente a sua nora”

- SOBRE A EXALTAÇÃO HUMANA:
LC 16:15  - E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Elohim conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Elohim é abominação”


Congregação Israelita Beit Tefilah Yeshua Chai
WWW.YESHUACHAI.COM.BR
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário